Administração do Guará ganha carro elétrico e eletroposto compartilhado com a comunidade

Desde o mês de maio desde ano, a Administração Regional do Guará  recebeu um carro elétrico que integra o projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) do Governo do Distrito Federal, iniciativa que prevê o compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas.  Junto com o veículo, a instalação de um eletroposto, que também poderá ser usado por carros de quaisquer outras montadoras, sem cobrança de valor pela recarga.  O modelo em questão é um Renault Twizy para dois lugares. No trânsito, por ter apenas elétrico, o carro não emite nenhum som.

No projeto do GDF, os carros serão desbloqueados com cartões dos funcionários distritais cadastrados pelo GDF. Os servidores poderão usá-los em deslocamentos a serviço. 

Modelo é um Renault Twizy

“A chegada do Vem-DF à Administração Regional do Guará significa mais celeridade e sustentabilidade no serviço público”, afirma a titular da pasta, Luciane Quintana. 

Os veículos serão gerenciados por meio de um software (MoVE), desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e usado no espaço da Usina Hidrelétrica Itaipu, em Foz do Iguaçu, que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização. O aplicativo rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas e mede a quantidade de emissão de gases de efeito estufa que deixam de ser enviados para a atmosfera. O governo distrital tem como objetivos possibilitar o uso de energia limpa e renovável e economizar com combustível tradicional.

Eletroposto pode ser compartilhado pela comunidade sem custos

O abastecimento é feito em um eletroposto em frente à administração regional da cidade. A tomada do local pode ser compartilhada pela comunidade para abastecer outros carros sem custo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *