Lixeiras quebradas, muito entulho, poluição visual e falta de manutenção são a tônica do Calçadão do Guará

Por Amarildo Castro – O principal ponto de lazer da comunidade do Guará continua muito aquém do esperado quando o assunto é manutenção e ordem. No último final de semana, em uma rápida caminhada pelo local, a reportagem do Jornal GuaráHOJE/Cidades constatou diversos problemas no local.

Com cerca de nove quilômetros, o Calçadão do Guará II foi construído para ser modelo de entretenimento. Mas nos últimos anos a falta de manutenção e o descuido do poder público, assim como o próprio desgaste do tempo transformou o espaço em um lugar com aspecto de abandono.

Ao longo do calçadão há lixo amontoado em muitos trechos

Nem mesmo a retirada das pedras portuguesas, que ocorreu há cerca de quatro anos trouxe solução. A obra continua inacabada, com muitos buracos e asfalto ruim, segundo usuários.

Para completar, as lixeiras que existem no local estão todas velhas, enferrujadas e ‘pedindo’ novos equipamentos.

Nos últimos dias novas placas publicitárias surgiram, não há informação se foram autorizadas

Há ainda muito lixo espalhado por toda a região. E para completar, a poluição visual só aumenta. São cartazes, faixas, letreiros e muita bagunça, quase tudo sem autorização da Administração Regional do Guará. Por outro lado, não há sinais de fiscalização para coibir tais abusos.

Outro serviço que antes era útil à comunidade, os chamados Postos da Boa Forma também estão fechados há pelo menos três anos, e agora servem para letreiros de empresas e pichações.

Quase todas as lixeiras estão quebradas

Diante dos faltos, pelo menos uma boa notícia. Segundo o deputado Rodrigo Delmasso (PRB), já há disponível uma verga para concluir a nova iluminação, que começou a ser instalada este ano, mas não foi concluída.

Os dois postos da Boa Forma que existem no local estão desativados há vários anos

A reportagem do Blog do Amarildo enviou à Administração Regional do Guará um e-mail questionando a atual situação do Calçadão do Guará, assim que tivermos mais informações, a reportagem será atualizada.

Em resposta à reportagem do Jornal GuaráHOJE/Cidades, a Administração Regional do Guará disse que atua constantemente na manutenção e conservação de toda a região. Acrescenta que mantém parceria com os órgãos competentes para atender as demandas da população, especialmente, quanto à  limpeza nas vias públicas do Guará, incluindo o calçadão, e que irá solicitar reforço do atendimento junto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e à Secretaria das Cidades para a área em questão.

Em todos os cruzamentos não há sinalização para evitar acidentes entre pedestres e carros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *